Alessandra Brito/Jornal do Tocantins
Mesmo depois da renovação do contrato com a Unimed Centro-Oeste e Tocantins em 14 de abril, servidores públicos estaduais e seus dependentes seguem enfrentando dificuldades para conseguir agendar consultas por meio do Plansaúde. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro, os usuários têm entrado em contato com o sindicato para fazer queixas pela dificuldade no agendamento de consultas.
Pinheiro relatou que mesmo os médicos que estão listados entre os que atendem pelo Plansaúde não estariam agendando consultas para os servidores. O presidente ainda orientou os servidores a anotar os nomes dos médicos e secretárias que não estão marcando consultas, para que o sindicato possa dar conhecimento e tomar providências junto à Secretaria Estadual da Administração (Secad).
Para Pinheiro os médicos precisam se pronunciar de forma objetiva e clara, já que fizeram um acordo com o governo há pouco tempo, mas o atendimento ainda é motivo de reclamação.
Médicos O Jornal do Tocantins tentou ouvir o Sindicato dos Médicos dos Médicos do Tocantins (Simed-TO) para checar se há alguma insatisfação da categoria com o acordo firmado recentemente, mas não conseguiu contato com a presidente Janice Painkow.
Usuários A dona-de-casa Jacipiama da Conceição e Silva, 24 anos, era usuária do Plansaúde como dependente de seu pai, que é servidor estadual, e contou ao JTo que deixou o plano justamente por não conseguir agendar consulta com um pediatra para sua filha. "Não tem pediatra atendendo pelo Plansaúde", disse.
O vigia Edson da Silva Neto, 28 anos, que também é usuário do plano como dependente de sua esposa, contou que a família tem enfrentado dificuldade para marcar consultas para os filhos. A professora de Pedro Afonso Andréia Luciana do Nascimento, 40 anos, veio para Palmas, agendar consultas, pois, segundo ela, no interior a situação é ainda mais grave.
Estado A Secad informou, por meio de nota, que eventuais problemas no atendimento médico são pontuais, ocorrendo apenas com profissionais em processo de descredenciamento do plano ou em relação a alguns procedimentos que estão em negociação específica. Na nota, a Secad sustenta que o Plansaúde informou não ter recebido notificações sobre falhas de atendimento.
Segundo a Secad, é fundamental que as reclamações sejam formalizadas para que providências. Caso algum usuário se sinta prejudicado em seus direitos, pode ligar para as assistentes sociais do Plansaúde, nos telefones 3218-7327 e 3218-7312, ou no site faleconosco.to.gov.br/origem:secad.
Atendimentos Descontados os funcionários com cargos de confiança demitidos há alguns meses, o Plansaúde atende mais de 75 mil pessoas no Tocantins. O número é quase igual ao total de pessoas que são assistidas por planos de saúde de outras concessionárias.
(Fonte: Jornal do Tocantins)