Uma grande festa com a distribuição de 76 prêmios, espaço infantil com participação gratuita, dois grandes shows com as bandas Moleca Sapeca e Washington Brasileiro e a participação de aproximadamente 7 mil pessoas. Assim foi o Show do Servidor, evento em comemoração ao Dia do Servidor Público realizado no último dia 28, em Palmas, pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO). O Show do Servidor aconteceu no estacionamento em frente ao SiSEPE-TO, na quadra 103 Sul e a entrada foi gratuita.
Na premiação, foram contemplados filiados dos seguintes órgãos públicos: Secretaria de Estado da Fazenda (4 servidores), Ruraltins de Palmas (2 servidores) e de Araguacema (1 servidor), Adapec (6 servidores), Polícia Militar (2 servidores), Gabinete do Governador (4 servidores), Secretaria de Estado da Infraestrutura (3 servidores), Secretaria de Trabalho e Assistência Social (10 servidores), Secretaria de Segurança Pública (9 servidores), Prefeitura de Palmas (1 servidor), Secretaria de Estado da Educação de Paraíso (1 servidor), Secretaria de Estado da Habitação (2 servidores), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (1 servidor), Itertins (4 servidores), Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos (2 servidores), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (1 servidor), Unitins (2 servidores), Prodivino (1 servidor), Secretaria de Estado da Administração (2 servidores), Naturatins (7 servidores), Secretaria de Estado da Cultura (1 servidor), Secretaria de Estado da Saúde (9 servidores) e Agência Tocantinense de Saneamento (1 servidor).
Alexsandro Farias trabalha na Adapec e foi sorteado com um ar-condicionado. “Já tenho um em casa mas agora vou colocar no outro quarto, para poder melhorar o ambiente. O prêmio que eu queria era esse mesmo”, contou. Farias também enfatizou que eventos como o Show do Servidor devem acontecer todos os anos pois são importantes para unir a categoria.
LUTAS
Acompanhado de toda a diretoria executiva, o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro disse em seu discurso que, apesar da ocasião festiva, no exercício de 2012, os servidores públicos não têm muito o que comemorar. “Estamos fechando o exercício de 2012 com a incerteza por parte do Governo do pagamento da nossa Data Base, que é um direito garantido em lei”. O presidente contou como estão as negociações com o Governo do Estado, que se arrastam desde 29 de março deste ano, quando foi assinado um acordo em Ata, com Governo do Estado, 2 deputados estaduais e 10 entidades classistas, no qual o Governo se comprometeu a pagar a Data Base dos servidores públicos do Poder Executivo, no mês de outubro de 2012.
No último dia 24, o Governo se reuniu com os Sindicatos e afirmou que não cumprirá o acordo firmado em março, alegando queda nas receitas do Estado. “O Governo quer transferir a nossa Data Base para Maio de 2013. Nós não vamos aceitar isso porque o Governo não tomou e não está tomando providências para conter os gastos necessários para pagar a nossa Data Base. Há poucos dias, por exemplo, somente com a criação de três novas subsecretarias, o Governo aumentou mais R$ 33 mil na folha de pagamento, fora os gastos previdenciários. Isso não é medida de quem está contendo despesas. Nós vamos continuar exigindo a Data Base porque é direito do servidor público”, enfatizou Pinheiro.
A jornada de 6 horas foi apontada como uma conquista do servidor público, que vem sendo pleiteada pelo SISEPE-TO desde 2010. “Desde essa época, vínhamos oficiando o Governo, mostrando que a jornada de 6 horas não atrapalharia o atendimento ao público, reduziria os gastos e não prejudicaria a produtividade nos órgãos públicos”, afirmou o presidente.
Um dos destaques da noite foi a gravação do DVD da Banda Moleca Sapeca, que aconteceu logo após a realização dos sorteios de prêmios. O show com Washington Brasileiro encerrou a programação.(Assessoria de Comunicação, Ana Mariana Araújo)