Concluída no último dia 07, uma pesquisa realizada no site da Secretaria de Estado do Planejamento e Modernização da Gestão Pública (SEPLAN) apontou que 91% dos servidores públicos consideram positiva a jornada de trabalho de 06 horas diárias. A pesquisa fez a seguinte pergunta: “O que você achou da jornada de 06 horas para os servidores estaduais?”. Dos votantes, 76% responderam “excelente” e 15% responderam “boa”. Apenas 7% consideraram “péssima” e 2% foram indiferentes.
Em vigor desde o dia 29 de outubro do ano passado, a medida foi autorizada por meio do Decreto nº 4.658/2012. O decreto permanecerá em vigência até o término do horário brasileiro de verão, no dia 17 de fevereiro.
“A jornada de 06 horas é uma luta do SISEPE-TO. Essa pesquisa comprova o que nós já ouvíamos dos servidores públicos. O SISEPE-TO entende que a manutenção da jornada representa economia para o servidor público e para o Governo. Para o servidor, reduzindo em 50% os gastos com transporte. E para o Governo, por que já ficou demonstrado que em alguns órgãos, a economia chegou aos 40%”, enfatizou Cleiton Pinheiro, presidente do SISEPE-TO.
O presidente também ressaltou que no último dia 05, o SISEPE-TO enviou ofício ao governador Siqueira Campos, com cópia para os secretários da Administração e das Relações Institucionais, solicitando a manutenção da jornada de 06 horas. “Além de beneficiar o servidor público e o Governo, não prejudica o atendimento à população. Acredito também que esse percentual de pessoas que votou contra ou foi indiferente na pesquisa da SEPLAN, são aqueles servidores com cargos em comissão, que de acordo com a necessidade da administração, têm que trabalhar 08 horas”, explicou Cleiton (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo).