Ciclo de palestras e a fundação do Sindicato dos Contabilistas de Tocantins
Ciclo de Palestras
O assunto: “Assédio Moral”, foi o primeiro a ser debatido na manhã da última sexta-feira (7/6), no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Palmas, com a participação dos sindicatos filiados à Nova Central. A palestrante Yamara Martins, professora universitária de Administração de Pessoas e Gestão Estratégica, com pós graduação em Gestão de Pessoas e mestrado em Qualidade da Vida, falou sobre os diversos aspectos e teorias do assédio moral e o cenário histórico da perseguição dos indivíduos no local de trabalho. “O Assédio Moral se caracteriza pela conduta abusiva de modo repetitivo persistente e sistemático principalmente no ambiente de trabalho”, conceituou a professora.
Em seguida o economista Eduardo Rocha tratou da “Realidade Econômica e Social Brasileira e os Reflexos para o Movimento Sindical” pela construção do Estado Social Democrático de Direito. “Ao analisarmos a origem histórica das crises no mundo percebemos que podemos e devemos fazer muito mais em prol de melhores condições para a classe trabalhadora de nosso país”, afirmou.
Um novo sindicato
A tarde ficou reservada para orientar e organizar a documentação necessária que consolidará a fundação do Sindicato dos Contabilistas no Estado do Tocantins (SINDICONT-TO), a aprovação do estatuto social da entidade, eleição e posse da diretoria executiva e conselho fiscal, que ocorreu na sede do SISEPE-TO. “Todo este tramite para a consolidação do sindicato ajudará a categoria no processo de reivindicação em busca de melhorias para os trabalhadores. É por este motivo que vamos batalhar juntos para regulamentar este sindicato. Do que precisarem da assistência vinda da sede da Nova Central, em Brasília, ela estará à disposição”, lembra Paulo Borba, assessor sindical da NCST.
A chapa “Sindicato Fortalecido, Contador Valorizado”, foi eleita em assembleia geral, estando à frente, como presidente: Samuel Antonio, vice-diretor geral do SISEPE. “Acredito na equipe de contadores que se formam aqui em Tocantins e para que eles saibam mais sobre o que é representação de categoria resolvi ajudá-los. Não será fácil mais não desistam e tenham certeza que a Nova Central estará a disposição para o que precisarem no fortalecimento dos trabalhos, tendo o maior prazer em contribuir para o crescimento de vocês”, encerra Cleiton Pinheiro, presidente da NCST/TO.