Data-base da Unitins é aprovada na Assembleia Legislativa

27/08/2013 27/08/2013 20:37 246 visualizações

DATA-BASE UNITINS 27.08.2013Em duas sessões extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (27), os deputados aprovaram a data-base dos empregados públicos da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). A aprovação recebeu apoio unânime dos 19 deputados presentes à sessão.

 

Com a aprovação, os servidores terão um percentual de 6,77% acrescido aos seus salários. Esse índice representa a reposição das perdas salariais e é retroativo a abril.

 

“O SISEPE-TO comemora a aprovação da lei, mas não pode deixar de ressaltar que quando se trata da data-base da Unitins, o Governo sempre atrasa o pagamento. No ano passado, a data-base da Unitins só foi paga em novembro. E neste ano, a situação se arrastou até agora. É um desrespeito com a categoria. A data-base da Unitins precisa ser paga em março conforme está previsto em lei”, explicou o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

 

A lei aprovada pelos deputados estaduais segue para sanção do governador Siqueira Campos e publicação no Diário Oficial do Estado.

 

PROTESTO

Pela manhã, os empregados públicos, junto com estudantes da Unitins. Já haviam comparecido à Assembleia Legislativa para cobrar a aprovação da data-base. Eles acompanharam a votação da lei nas comissões e também reivindicaram que os deputados voltem a discutir o Projeto de Lei que trata da transformação da Unitins em autarquia. O projeto está na Assembleia Legislativa desde 2011.

 

Além disso, o grupo pediu mais recursos para a Universidade, realização de concurso público, respeito aos direitos trabalhistas, eleição direta para reitor e coordenadores, mais professores concursados e autonomia para a Unitins. Também ficou acertado que eles encaminharão à Assembleia Legislativa um documento com todas as reivindicações, para que a discussão continue. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz e Ana Mariana Araújo)