POLÊMICA NO IGEPREV: PRESIDENTE É EXONERADO

30/09/2013 30/09/2013 14:20 558 visualizações

JTO 29.09.2013POLÊMICA NO IGEPREV

O governo estadual exonerou, na última sexta-feira, Rogério Villas Boas, da presidência do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), responsável por gerir o Fundo Previdenciário do Estado. Para o lugar de Villas Boas, o governador Siqueira Campos (PSDB) nomeou Rodrigo Gomes de Oliveira, presidente da Agência de Fomento do Tocantins.

 

A saída de Villas Boas acontece apenas dois dias depois do nome do ex-gestor do Igeprev ter sido veiculado, em mídia nacional, como um dos envolvidos nas investigações da Polícia Federal (PF) durante a Operação Miqueias, que apura o desvio de verbas públicas de fundos previdenciários em dez estados brasileiros por suposta quadrilha comandada pelo doleiro Fayed Traboulsi, que teria desviado mais de R$ 300 milhões em 18 meses.

 

Denúncia

De acordo com o jornalista Mino Pedrosa, que em seu blog divulgou informações supostamente retiradas da investigação da PF, Villas Boas teria tido faturas de cartão de crédito pagas e depósitos em conta corrente feitos pelo doleiro Fayed.

 

As investigações apontam que o esquema utilizado pela quadrilha de Fayed incluia o uso de mulheres atraentes, que tinham a 'missão' de atrair prefeitos e gestores de fundos previdenciários. Os gestores realizavam então aplicações em fundos de investimentos falidos controlados pela própria quadrilha.

Investigações

A PF realizou na última semana diversas apreensões de documentos em Goiás e Distrito Federal, região que abrigava a quadrilha, onde fica demonstrada a prática criminosa. Só em Goiás a quadrilha teria desviado dinheiro de fundos previdenciários em 17 municípios.

 

Governo

Procurado pelo Jornal do Tocantins para comentar a saída de Villas Boas, o governo estadual, por meio da Agência Tocantinense de Notícias (ATN), informou apenas que "o ex-gestor apresentou pedido de exoneração e o mesmo foi acatado pelo governador Siqueira Campos, como consta em Diário Oficial do Estado".

 

O JTo também tentou contato com Rogério Villas Boas para ouvir sua versão sobre a saída do Igeprev e as denúncias de suposto envolvimento com o doleiro Fayed, mas não teve as ligações atendidas.

Saída

A exoneração de Rogério Villas Boas, a pedido, do cargo de presidente do Igeprev, foi publicada em Diário Oficial do Estado da última sexta-feira. Nenhuma explicação foi dada sobre a saída.

 

Publicado no Jornal do Tocantins de 29 de setembro de 2013.

Rodrigo Correia, Palmas