A criação dos novos 662 cargos em comissão, nas denominações Cargos de Direção Estrutural (CDE) e Função de Assessoramento Setorial (FAS), foi criticada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), que lembrou que o governo estadual ainda não deu provimento a todos os aprovados no Concurso do Quadro Geral.
Para o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, o governo está desrespeitando uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que obrigou o governo estadual, ainda em 2009, a realizar o concurso público e dar provimento aos aprovados. "Não concordamos com mais essa ação do governo estadual. Vamos denunciar ao STF o fato de que o governo continua aumentando seus gastos e estrutura com comissionados ao passo que existem pessoas aprovadas em concurso público." No concurso foram ofertadas 6.352 vagas, sendo 1.835 para cadastro de reserva.
Até o momento pouco mais de 3 mil foram chamados.Questionada sobre a fala do Sisepe, a assessoria da Secretaria Estadual de Administração não se manifestou sobre o assunto. (Rodrigo Correia)