SISEPE

Justiça determina que Estado pague adicional noturno a motorista

27/06/2016 27/06/2016 14:01 534 visualizações

ADICIONAL NOTURNOEm mais uma ação judicial movida pelo SISEPE-TO contra o Governo do Estado do Tocantins, a Justiça reconheceu o direito e condenou o Estado ao pagamento de adicional noturno para um motorista que atua no Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas.

Na sentença da Ação Ordinária de Cobrança em favor do sindicalizado, o juiz Geferson Fernandes Azevedo reconheceu que o direito ao recebimento do adicional noturno pelos servidores públicos está garantido, tanto no Estatuto do Servidor Público do Estado do Tocantins (Lei 1818/2007), quanto na Constituição Federal. “A referida norma estadual é de eficácia plena, auto-aplicável e independe de regulamentação, visto que é necessário tão somente o mero cálculo aritmético do valor devido ao servidor público, haja vista que a lei determina que o horário noturno é aquele compreendido entre 22h de um dia e às 5h do dia seguinte, devendo ser acrescido ao valor da hora normal o percentual de 25%”, escreveu na sentença.

Na decisão, o juiz determinou ainda que o pagamento da hora noturna, acrescida de 25% sobre a hora normal deve ter reflexos sobre férias e 13º salário. “Inadmissível que um ente público se negue a cumpre o teor da Lei quando comprovado o exercício do trabalho noturno pelo servidor e, diante da expressa determinação legal para o pagamento do adicional noturno, sob pena de admitir-se indivíduo enriquecimento ilícito da Administração Pública”, justificou o magistrado. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)

Sisepe-TO: denúncias contra Elizeu Oliveira são arquivadas e eleição já tem data marcada

Por unanimidade, comissão de sindicância sepultou acusações sem prova contra o presidente da entidade e relatório te...


Ao Sisepe-TO, Estado informa adoção de providências para restabelecer funcionamento do Servir a pleno

Problemas maiores estão nos atendimentos odontológicos; confira ofício explicativo do governo do Tocantins


Sisepe-TO pede providências urgentes para retorno de atendimento odontológico do Servir

Sindicato recebeu centenas de reclamações dos servidores; descontos do plano nos salários permanecem normalmente


Assembleia geral: Sisepe aprova contas de 2024 e plano de ação para 2026

Proposta de eleição em abril é recusada; presidente e diretores destacam transparência do debate