Por Cleiton Pinheiro - presidente do SISEPE-TO
Quando os servidores públicos perceberem que ele é o alicerce do governo, não haverá direito sem justiça, pois não haverá gestor que poderá negar os ditames das leis, que estabelecem seus direitos legais. Quando os servidores públicos perderem a paciência, não haverá falas mansas ou promessas sem lastros que o acalmarão. Quando nós, servidores públicos, acordarmos – despertos e unidos – o Tocantins se levantará para um novo futuro e a cadeira de governador poderá estar vazia, pois o poder é nosso e dos tocantinenses. Mas, fechamos o ano de 2019 e entramos em 2020 sem perspectivas de melhorias após meses tão cruéis. Entramos em um novo ano sem nenhuma sinalização do governador Mauro Carlesse de que haverá avanços ou respeito aos direitos já adquiridos dos servidores públicos.
Pelo contrário, fechamos 2019 onde o governador Carlesse anuncia uma economia de R$ 900 milhões, mas a que custo? Os servidores públicos não receberam a Data-base 2019 integral, apenas 1% de 5,0747% que têm direito. Parte dos servidores públicos não receberam o 13º Salário de 2019, ficando o pagamento para 2020. As progressões foram suspensas até 2021, descumprimento total da legislação e dos direitos legais dos servidores públicos. E, por outro lado, uma indenização de produtividade de 40% foi criada para os “amigos do rei” - primeiro, segundo e terceiro escalão – do Executivo estadual.
Para que isso não venha ocorrer no ano de 2020 precisamos de união, que só assim nos fortalecemos para combater qualquer tipo de abuso por parte do Executivo estadual no sentido de trazer qualquer privilégio a um ou outro grupo em detrimento dos demais servidores públicos. Por isso, conclamamos a todos para ficarmos vigilantes e mobilizados para combater qualquer prática que venha retirar nossos direitos.
SISEPE-TO deseja um 2020 de felicidades e vitórias para todos e todas!