SISEPE-TO alerta servidores sobre falha no Portal do Servidor/Qualifica
27/01/202111/02/2021 17:00 432 visualizações
Apenas os servidores públicos que estão com as qualificações com status de NOVO, CONFERIDO, NÃO CONFERE, INDEFERIDO e RECURSO EM ANÁLISE devem procurar o Recursos Humanos do seu órgão para inserirem novamente os diplomas/certificados no Portal do Servidor/Qualifica. Os servidores que estão com seus cursos em SITUAÇÃO DEFERIDO em 75% não precisam fazer alterações.O governo do Tocantins colocou uma mensagem no Portal do Servidor informando que os cursos incluídos no Qualifica até o dia 23 de dezembro de 2020 precisam ser cadastrados e o diploma/certificado inserido novamente. Conforme Ofício Circular da Secad, em razão de uma chuva o Servidor Central (BladeCenter) foi corrompido e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) informou que não será possível recuperar os diplomas/certificados já inseridos.A Secad ainda detalha que o servidor não precisa cadastrar ou preencher todos os dados da qualificação novamente, o problema se deu nos anexos. Logo, os servidores deverão apresentar apenas os diplomas/certificados correspondentes às qualificações/cursos já cadastrados. Para inserções de novos cursos, o sistema Qualifica continua funcionando normalmente.“A perda dos dados foi um incidente que gera um transtorno ao servidor público e, por isso, o SISEPE-TO busca conversar com o secretário estadual da Administração, Bruno Barreto, para que medidas mais seguras sejam adotadas no sentido de proteger os dados do sistema do Portal do Servidor como um todo, indo além do Qualifica, pois é onde estão todas as informações da vida funcional do servidor público. Orientamos que os servidores que precisam apresentar novamente os certificados/diplomas, façam o mais rápido possível. Em caso de dúvidas, entre em contato com o SISEPE-TO”, explica o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.