Em defesa da saúde do servidor sindicalizado, o SISEPE-TO notificou extrajudicialmente nesta semana o presidente do Ruraltins, Fabiano Piñeiro Miranda, para que o órgão execute com urgência os protocolos essenciais ao combate à proliferação do novocoronavírus em sua unidade no município de Alvorada.
Protocolado nesta semana, o documento solicita, em caráter de urgência, o fornecimento de álcool em gel, máscaras e instalação de proteção de acrílico nas mesas/balcões, bem como aquisição de cadeiras novas e a lotação de um Auxiliar de Serviços Gerais (ASG)para fazer a limpeza diária do prédio.
“Essa situação tem colocado em risco a saúde dos servidores e do público que é atendido no local. Quanto à limpeza do prédio, a qual os servidores estão tendo que fazer, cabe apontar que isso não faz parte da atribuição deles, sendo indispensável a lotação de um Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) na Unidade”, afirma o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro. Ele ainda aponta as péssimas condições das cadeiras da unidade. “As cadeiras estão com os estofados desgastados e encostos quebrados, o que ocasiona um grande desconforto aos servidores bem como ao público”.
Na notificação, o presidente Cleiton Pinheiro estabelece um prazo de 72 horas para o Ruraltins se manifestar e lembra que a Constituição Federal resguarda o direito dos trabalhadores à redução de riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança (artigo 7º, XXII).