Preocupado com todos os aspectos que envolvem o dia a dia do servidor público, inclusive com sua saúde, o SISEPE-TO chama a atenção para a campanha de conscientização sobre o cuidado com a saúde mental. É o Janeiro Branco, uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é despertar para as questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional de pessoas e instituições.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que quase 1 bilhão de pessoas sofrem de alguma doença psicológica/emocional no mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), existem diversos transtornos mentais e geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento que podem afetar, inclusive, as relações com outras pessoas. “Entre os transtornos mentais estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo”, explica a Organização.
Para o SISEPE-TO, esse é um tema que precisa estar nas rodas de conversa dos servidores públicos. “Temos acompanhado um aumento significativo do adoecimento mental entre os servidores, principalmente com a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. O isolamento social e as tensões causadas pelo enfrentando da pandemia de COVID-19 só pioram esse cenário. Por isso, o SISEPE-TO não pode deixar de chamar a atenção do sindicalizado para que preste atenção na sua saúde mental, faça uma auto-avaliação e perceba se está tudo bem e se é preciso procurar ajuda profissional”, destacou o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.
O site oficial da Campanha Janeiro Branco traz 12 atitudes para um mundo com mais saúde mental. Confira:
- Políticas públicas para a saúde mental;
- Prática de exercícios físicos;
- Práticas e hobbies terapêuticos;
- Condições sociais dignas de existência;
- Qualidade de vida;
- Contato com a natureza;
- Vínculos sociais profundos;
- Autoconhecimento;
- Abertura e novos conhecimentos;
- Espiritualidade saudável;
- Autonomia mental;
- Sentidos próprios de vida.
Saiba mais sobre a campanha clicando AQUI. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, com informações do site www.janeirobranco.com.br)