Está acabando o prazo da atualização cadastral do SERVIR e do Recenseamento Previdenciário do IGEPREV

13/04/2022 13/04/2022 10:04 1084 visualizações

O SISEPE-TO alerta os servidores públicos para o encerramento do prazo de duas atualizações cadastrais importantes: a do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Tocantins (SERVIR), antigo Plansaúde e a do recenseamento previdenciário do IGEPREV.

SERVIR: A atualização cadastral do Plano de Saúde (SERVIR) encerrará nesta quinta-feira, 14 de abril (amanhã). Segundo a Secretaria da Administração (SECAD), aqueles que não tiverem seus dados atualizados até o final do prazo, terão o plano suspenso por 360 dias.

Para realizar a atualização, basta acessar o site (www.servir.life), clicar no banner da atualização cadastral e preencher os campos solicitados. Para efetivação, é necessário baixar e aceitar o termo de responsabilidade. Também é possível fazer a atualização através do aplicativo do Servir.

RECENSEAMENTO PREVIDENCIÁRIO: O prazo para o servidor realizar o recenseamento do IGEPREV termina dia 30 de abril, último sábado do mês. Segundo o Instituto, todos os segurados ativos, inativos e pensionistas, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS Tocantins), além dos militares ativos, inativos e pensionistas, amparados pelo Sistema de Proteção Social dos Militares, devem fazer o Recenseamento Previdenciário, que tem como finalidade a atualização permanente da base de dados cadastrais, funcionais e financeiros do Igeprev.

Em caso de não realização do Recenseamento no prazo determinado, os segurados (aposentados e pensionistas) poderão ter seus proventos suspensos, podendo o benefício ser cancelado definitivamente, nos termos da legislação previdenciária estadual.

O Recenseamento Previdenciário é de caráter obrigatório e pessoal e deverá ser feito por todos os servidores ativos e inativos, assim como seus dependentes e beneficiários, salvo em circunstâncias adversas, em que houver impossibilidade médica ou que estejam em cumprimento de reclusão penal.

Pode ser realizado pelo aplicativo MEU RPPS ou via web, clicando AQUI. Para os que estão em outros países, a orientação é que realizem o procedimento do Recenseamento Previdenciário, de forma exclusiva pela web, no site do Instituto.

O usuário deve preencher todos os campos necessários e obrigatórios, assim como anexar todos os documentos, nos formatos PDF e JPEG, e enviar as imagens solicitadas de identificação, de um lugar com boa luminosidade, de forma legível e com nitidez, para que os documentos sejam devidamente validados. Um destaque no que se refere a documentação para realização do Recenseamento, é para a inclusão do documento de identidade civil (RG) de todos os dependentes do segurado, independente da idade.

Caso haja alguma divergência entre as informações e os documentos anexados, ou os documentos enviados não estejam legíveis, esse cadastro ficará como pendente até que o interessado envie o documento de forma correta, legível e nítido.

Nesse caso, a equipe de recenseadores entrará em contato com o interessado via e-mail (recenseamentoigeprevto@igeprev.to.gov.br), ou por meio de mensagem de texto, através da Central de Atendimento, via WhatsApp (063) 99977-4513, informando as pendências do cadastro a serem sanadas, ou solicitando os documentos e/ou informações que faltaram. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, com informações da SECAD-TO  e do IGEPREV).