SISEPE

Em Palmas, técnicos do Ruraltins reforçam luta pela criação de adicional de produtividade

Com apoio do Sisepe, servidores tiveram encontro com secretário-chefe da casa civil; mobilização também acontece na Assembleia Legislativa
08/11/2023 08/11/2023 20:05 1239 visualizações

Pleiteando a criação do Proater (Produtividade por Desempenho de Atividade de Assistência Técnica e Extensão Rural) para o extensionistas do Ruraltins, representantes da categoria, tanto de nível superior, quanto de nível médio, estiveram, nesta quarta-feira, 8 de novembro, em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Diocleciano Gomes Filho para tratar sobre o tema.

 

 

 

“Nós mobilizamos as oito regionais do Ruraltins, juntamente com Palmas”, para vir aqui na Capital trabalhar em favor do Proater, mostrando a importância de a nossa categoria ser contemplada”, ressaltou Humberto Saraiva.

 

 

 

Esse adicional já existe em outros estados e, no Tocantins, é concedido aos fiscais da Adapec (Agência de Defesa Agropecuária). Pela proposta dos sindicalistas, caso seja implantado, serão 294 técnicos beneficiados.

 

 

 

Além de agradecer o apoio do Sisepe, Humberto Saraiva destacou o apoio da engenheira Roberta Castro, que viabilizou a reunião com o secretário Deocleciano Gomes. “Somos muito gratos ao sindicato e a Roberta. Sem ela, não teríamos a agenda”, ponderou.

 

 

 

Conforme Humberto Saraiva, o salário da categoria está defasado e os extensionistas muitas vezes trabalham sem receber as diárias no momento. Com a proposta de adicional de produtividade, as diárias serão extintas. Segundo ele, o secretário Deocleciano Gomes se comprometeu em levar à discussão à frente no governo e trabalhar para sensibilizar o governador.

 

 

 

A meta do grupo é que o direito possa ser criado ainda este ano, viabilizando os pagamentos para 2024. Ainda dentro da mobilização dos extensionistas, uma audiência pública deverá ser realizada em breve na Assembleia Legislativa. O grupo conta com apoio de deputados nesse sentido e já recebeu sinal verde do presidente Amélio Cayres.

 

 

 

Segundo o presidente do Sisepe-TO, Elizeu Oliveira, o pedido dos trabalhadores do Ruraltins é justíssimo e precisa ser atendido. “diferente de outras categorias, eles não têm qualquer adicional, mesmo com os resultados da agropecuária do Tocantins não parando de crescer ano a ano. Estamos falando de um agro que produz R$ 20 bilhões em alimentos por ano e exporta US$ 3 bilhões. Está claro que os extensionistas contribuem para que os números sejam tão positivos”, finalizou Elizeu Oliveira.

 

Mais Fotos

Recebido na Secad, Sisepe debate problemas no Servir

Estado explica que nova gestão precisou quitar dívidas referentes a abril e garante novo pagamento já a partir desta...


Sisepe prepara intensificação do apoio jurídico aos filiados

Diretoria, sob o comando da secretária-geral Kelismene Gomes, fez reunião para avaliar conjunto de ações em tramitação


Servir: atuação do Sisepe-TO é destacada pela Globo/TV Anhanguera; veja reportagem

Emissora levou ao ar matéria que ressalta luta do sindicato para combater problemas no plano, em especial no atendim...


Sisepe pede imediato e pleno restabelecimento do Servir, alvo de centenas de reclamações

Sindicato quer pagamento aos credenciados, esclarecimentos oficiais sobre situação financeira e medida preventivas p...