SISEPE

Reforma da Previdência: luta do Sisepe reduz pedágio e ameniza outros pontos das novas regras

Mobilizados, servidores obtém conquistas relevantes, mas texto final é aprovado; presidente lamenta, agradece deputados contrários e os que apresentaram emendas positivas
15/12/2023 15/12/2023 09:11 1868 visualizações

A luta permanente do Sisepe-TO (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins) obteve várias conquistas na Reforma da Previdência aprovada na tarde desta quinta-feira, 14 de dezembro, pela Assembleia Legislativa.

A principal alteração obtida pelo Sisepe junto aos deputados e ao próprio governo foi na questão do pedágio – tempo a mais que o servidor terá de trabalhar para se aposentar. Pela proposta original, que estivesse muito perto de se aposentar (daqui a alguns meses, por exemplo), teria de trabalhar três anos a mais. Agora, o pedágio ficará em cerca de um ano. “O texto original, na prática, era uma maldade. Ainda bem que os deputados entenderam e o próprio governador também”, salientou o presidente do sindicato, Elizeu Oliveira.

Dentro dessa linha, Elizeu Oliveira ressaltou a redução da idade mínima inicial de aposentadoria, que agora começa a partir de 56 anos para mulheres e de 61 anos para homens. No texto enviado pelo governo, as idades começavam a partir de 58 anos e 63 anos, respectivamente.

O presidente do Sisepe lembrou que a reforma aprovada no Estado é bem mais branda que em outras unidades da federação, mas ainda assim mantém pontos muito negativos. “A redução da pensão por morte para apenas 50% do benefício não é correta. Nós vamos seguir brigando para que isso mude”, frisou Elizeu Oliveira.

O presidente do sindicato ainda lamentou o fato de o texto aprovado poder modificar as contribuições previdenciárias de forma fácil, sem precisar mexer na Constituição novamente. “Já que eles aprovaram isso, o governo também deveria usar o mecanismo para aumentar a sua contribuição ao sistema, pois hoje eles estão bem aquém do limite máximo”, ressaltou.

Agradecimentos
Ao lamentar a aprovação, Elizeu Oliveira agradeceu aos deputados Júnior Geo, Gipão, Marcos Marcelo e Jorge Frederico por terem votado contra a PEC – o placar da votação foi de 20 x 4, mais do que suficiente para o governo que precisava de 14 votos favoráveis.

O sindicalista também agradeceu aos deputados que votaram a favor, mas trabalharam muito para modificar o texto de acordo com as reivindicações dos servidores.

“Esse foi um grande trabalho de construção e mobilização. Conseguimos as vitórias possíveis e quero enaltecer a todos os colegas que pressionaram seus deputados até o final”, pontuou, ao destacar ainda os diretores de outros sindicatos, da Força Sindical, da Fesserto (Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Tocantins) e todos os filiados das entidades que entraram na batalha com mobilização permanente por dezenas de dias.

 

Mais Fotos

Comissão Eleitoral do Sisepe faz esclarecimento sobre prazos

Norma detalha contagem de período e informa sobre procedimentos de registro de documentos; leia a nota completa


Ao Sisepe-TO, Alexandre Guimarães diz que seu mandato não será instrumento de prejuízo aos servidores

Deputado ressalta ter amadurecido e pedido para retirar assinatura de apoio à PEC da Reforma Administrativa; subscri...


Dia do Servidor: Sisepe-TO promove sorteio de brindes e prepara alojamento na Capital

Em Palmas, comemorações reuniram mais de 150 filiados em café da manhã na sede do sindicato; sede regionais também t...


Sisepe-TO cobra pagamento dos 25% e isonomia em progressões do Quadro Geral

Documento endereçado ao governador ainda pede realização do concurso público, extensão do vale-alimentação e regulam...