Tocantins perde seu maior ícone na história; Sisepe lamenta falecimento de Siqueira Campos

“Com certeza, não estaríamos aqui se não fosse o ex-governador”, destaca o presidente Elizeu Oliveira
05/07/2023 23/08/2023 15:51 1255 visualizações

 

Responsável por retomar com sucesso a luta de quase 200 anos pela criação do Tocantins, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, 94 anos, faleceu no início da noite desta terça-feira, 4 de julho.

Antes de tudo, o Sisepe-TO (Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins) reconhece que, sem Siqueira, provavelmente o Tocantins não existiria e, desta forma, a entidade tampouco estaria aqui. Depois de longa carreira política e décadas lutando e articulando para que o antigo Norte de Goiás pudesse ser um Estado, Siqueira Campos conseguiu que sua emenda fosse incorporada na Constituição de 1988 e, assim, o Tocantins passasse a ser realizado.

O até o final da década de 1980 “Corredor da Miséria”, ganhou muita prosperidade e, rapidamente, passou a ser o Tocantins, atraindo a atenção de muitas pessoas que migraram para cá em busca de uma vida melhor.

Com isso, nascia toda a estrutura pública da administração do governo do Tocantins, os primeiros concursos e migração de remanescentes de Goiás para a atual estrutura. Claro, por óbvio, nesse contexto foi necessário um sindicato para poder defender o interesse de milhares de pessoas e assim foi criado o Sisepe em 1991.

Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, de 1989 até o final de 1990. Depois, comandou o Estado por mais três vezes. Em todo esse tempo, as suas gestões também tiveram embates com sindicatos e com o próprio Sisepe, como é normal nesse tipo de relação. “Afirmo com toda a certeza que nós não estaríamos aqui se não fosse Siqueira Campos. Ele foi visionário, guerreiro e um verdadeiro estadista. Como sindicalista, reconheço que nem sempre concordei com ele, afinal os interesses do comando da gestão muitas vezes diferem dos trabalhadores, mas isso não diminui em nada o grande legado”, explica o presidente do Sisepe, Elizeu Oliveira.

Nesta terça-feira, o presidente do Sisepe também divulgou uma nota de pesar. Nela, Elizeu Oliveira pede que todos os familiares e amigos do ex-governador tenham seus corações confortados.

Leia a nota de pesar na íntegra aqui.